Comunidade Brasileira do LibreOffice : Jackson Cavalcanti Junior

Hoje estamos conversando com Jackson Cavalcanti Junior , membro ativo na comunidade de documentação do LibreOffice e recentemente laureado com um Open Badge por seu trabalho.

Conte-nos um pouco sobre você!

Sou brasileiro, natural de Olinda, Pernambuco. Tenho 62 anos e trabalho como servidor público no município de Olinda. Sou um dos idealizadores do Arquivo Público Municipal de Olinda. Também sou ativista de direitos humanos, especialmente para pessoas LGBT. Sou revisor e também escrevo para o meu blog .

No meu trabalho, na cidade de Olinda, desde 2001 venho trabalhando com software de escritório livre, tendo começado com o OpenOffice.org, depois com BrOffice e agora com o LibreOffice Writer, com os quais criei diversos modelos de documentos a serem utilizados pelas agências que fazem parte da estrutura administrativa do Município de Olinda. Esses modelos permaneceram na intranet da Prefeitura até 2016, quando nas eleições daquele ano foi eleito mais um partido político, projeto encerrado.

Como cidadão, sou ativista do movimento LGBT, no qual atuo desde 1980, quando ajudei a fundar o Grupo de Ação Homossexual (GATHO), que foi o primeiro grupo pernambucano a lutar em defesa da cidadania dos homossexuais. Esse grupo não existe mais, mas sou membro do Fórum LGBT de Pernambuco, onde atuo como ativista independente, para o qual fui convidado pela minha história como ativista pela causa LGBT no estado onde resido.

Também anuncio o LibreOffice entre meus amigos, nas instituições onde trabalho, e também nos grupos WhatsApp e Telegram .

Gosto de fotografar minha cidade, meus animais e a natureza.

No que você está trabalhando no projeto LibreOffice agora?

Atualmente trabalho na equipe de revisores de traduções brasileiras da documentação do LibreOffice .

Por que você decidiu se tornar um membro da The Document Foundation, a organização sem fins lucrativos por trás do LibreOffice?

Porque, ainda na época do BrOffice, fui o criador do Grupo de Usuários do software no meu estado. Depois que entrei para a equipe de revisores brasileiros da documentação do LibreOffice, senti que era hora de solicitar minha entrada como membro do TDF. Fiquei muito feliz quando soube que fui aprovado como membro da fundação.

Mais alguma coisa que você planeja fazer no futuro? O que faz o LibreOffice
realmente precisa?

Para o futuro, além de continuar revisando os novos guias do LibreOffice, encorajarei ainda mais o uso deste software.

Nosso muito obrigado a Jackson por suas contribuições e ajuda em nossos projetos! Todos os usuários do LibreOffice são convidados a descobrir o que podem fazer pelo LibreOffice e desenvolver habilidades avançadas ao mesmo tempo…