Tutorial de formas personalizadas

Você já tentou desenhar formas especiais e complexas além das formas básicas oferecidas do LibreOffice? Uma forma personalizada da espiral de Fibonacci definida por sua equação e propriedades com alças para remodelar o tamanho? Graças a Regina Henschel, agora temos um tutorial para desenhar nossas próprias formas personalizadas e usá-las no LibreOffice.

Atualmente, o LibreOffice fornece muitas formas personalizadas predefinidas. Elas são agrupadas nos conjuntos ‘Formas simples’, ‘Setas cheias’, ‘Formas de símbolos’, ‘Estrelas e faixas’, ‘Textos explicativos’ e ‘Fluxograma’. E todas as formas da ‘Galeria Fontwork’ também são formas personalizadas. Mas podemos fazer mais, muito mais.

capa do livro custom shape tutorial em inglês

O Tutorial de formas personalizadas destina-se a usuários avançados com sólida formação em matemática. No momento, o LibreOffice não fornece ferramentas para criar suas próprias formas personalizadas a partir da interface do usuário. Graças ao formato de arquivo ODF, o tutorial mostra como criar suas próprias formas personalizadas definindo-as diretamente no arquivo fonte usando a marcação XML. Uma vez definidas, elas podem ser usadas em outros documentos sem manipular o XML do  ODF novamente. Todas as alças de controle da forma personalizada serão acessadas dentro da interface do LibreOffice.

“Você pode ter lido o post do blog ‘Parabolas as custom shapes in LibreOffice (em inglês)‘ algum tempo atrás. Agora há um tutorial completo sobre como criar suas próprias formas personalizadas. Começa com exercícios muito simples e, gradualmente, leva você a todas as possibilidades fantásticas que as formas personalizadas oferecem. Espero que você goste de criar suas próprias formas personalizadas.” diz Regina.

foto de Regina Henschel

Regina Henschel

Desde 2013 Regina é membro do Comitê Técnico OASIS Open Document Format para aplicações em Office e membro da The Document Foundation, trabalhando ativamente para melhorar o padrão Open Document Format no LibreOffice.

Você pode baixar o Tutorial de forma personalizada do site de documentação do LibreOffice e do projeto Estante do LibreOffice.

Obrigado Regina!

Originalmente publicado por Olivier Hallot, tradução Tulio Macedo.