A Document Foundation suspende a RusBITech de seu Conselho Consultivo

Após uma breve troca de opiniões com vários membros da comunidade, a partir de sábado, 26 de fevereiro de 2022, a TDF suspendeu a participação da RusBITech no Conselho Consultivo.

Embora a TDF não se envolva na política de forma alguma, o aparente envolvimento da RusBITech com o complexo militar da Federação Russa cria uma séria preocupação moral na situação atual.

Entramos em contato com a RusBITech para explicar por que suspender – e possivelmente cancelar – sua associação é uma etapa necessária, com base nas informações que conseguimos coletar em seu site e em outras fontes on-line confiáveis. No passado, trabalhamos de forma construtiva com os representantes da RusBITech e a decisão não está de forma alguma relacionada às próprias pessoas e à nossa cooperação em torno de software livre de código aberto.

A Document Foundation pede a todos os defensores e apoiadores do FOSS, e a todos os membros da comunidade LibreOffice, colaboradores e usuários em todo o mundo que trabalhem pela paz nestes tempos desafiadores e espera sinceramente que a crise atual termine em breve. Reavaliaremos nossa decisão depois disso.

Mais atualizações serão publicadas quando mais informações forem disponibilizadas.

O Conselho da The Document Foundation.

Originalmente publicado por Italo Vignoli, tradução Tulio Macedo.