Relatório Anual: The Document Foundation em 2021

Por Mike Saunders.

Tradução voluntária: Luciana Motta

(Parte do Relatório Anual 2021 da The Document Foundation – publicaremos a versão completa aqui em breve.)

Relatótio Anual 2021

A TDF – The Document Foundation – é a entidade sem fins lucrativos por trás do LibreOffice. Em 2021, tivemos eleições para o Conselho de Administração da fundação, juntamente com convocações periódicas para o Conselho Consultivo e apoio a outros projetos e atividades.

Eleição do novo Conselho de Administração

O Conselho de Administração (ou “CA”) é a principal administração dos projetos e equipes da fundação. Seus diretores são eleitos diretamente pelos membros da comunidade e é composto por sete membros e três suplentes. O CA pode requisitar quaisquer outras equipes ou comitês ad hoc, se necessário.

O Conselho de Administração decide sobre todas as questões fundamentais por sua própria autoridade, de acordo com os Estatutos e conduz os negócios em andamento da fundação. A Diretoria Executiva tem o status de representante legal e representa a fundação dentro e fora do âmbito judicial. Mais sobre as responsabilidades e os processos decisórios do Conselho estão listados nos estatutos da fundação.

Em outubro, Marina Latini – em nome do Comitê de Admissão de Membros – anunciou o início do processo eleitoral. A Diretoria existente iniciou suas funções em 18 de fevereiro de 2020 e permaneceu no cargo até o dia 17 de fevereiro de 2022 – portanto, a nova Diretoria foi definida para assumir o cargo no dia seguinte, ou seja, 18 de fevereiro de 2022.

Eleição do Conselho de Administração

Após a fase de nomeação, que decorreu até ao final de novembro, começaram as eleições, com 10 dias para os membros da TDF votarem. Entre o final da fase de nomeação e antes do início oficial da eleição, o Comitê de Admissão organizou lives públicas (e gravadas), onde os membros do Conselho de Curadores puderam fazer perguntas aos candidatos. Todos, incluindo não membros, foram convidados a participar destas sessões. A TDF disponibilizou então ao público em geral as gravações e as respostas dadas.

Em dezembro, o Comitê de Admissão de Membros da TDF anunciou os resultados preliminares, com os seguintes confirmados como Membros titulares: Thorsten Behrens, Paolo Vecchi, Jan ‘Kendy’ Holešovský, Emiliano Vavassori, Caolán McNamara, Cor Nouws e László Németh. Suplentes: Gábor Kelemen, Ayhan Yalçınsoy e Gabriel Masei.

A TDF gostaria de agradecer a todos os antigos e novos membros do Conselho por seus serviços à comunidade e a todos os candidatos à disputa. Parabéns aos novos conselheiros eleitos e seus suplentes.

Membros do Conselho Consultivo e reuniões

A The Document Foundation conta com seus membros do Conselho Consultivo para receber aconselhamento e apoio e sua principal função é a de representar os apoiadores da TDF e fornecer conselhos, orientações e propostas ao Conselho de Administração. Os membros atuais são Adfinis SyGroup, allotropia software GmbH (ingressou em 2021), Red Hat, Hypra (ingressou em 2021), Collabora, GNOME, Google, Kopano b.v., City of Munich (Landeshaupstadt München), CIB Software, IHC Invest Inc., Software in the Public Interest (SPI), KDE e.V., UK Government Digital Services e Free Software Foundation Europe (FSFE).

Ao longo do ano, a TDF fez chamadas constantes com os representantes do Conselho Consultivo. Os membros da equipe e da diretoria da TDF forneceram atualizações sobre a fundação, software e comunidade, e descreveram planos e atividades para o futuro. Os membros do Conselho Consultivo foram convidados a fornecer feedback valioso sobre o trabalho da TDF, e várias ideias e propostas foram discutidas durante as chamadas. A TDF gostaria de expressar seus agradecimentos a todos os membros por sua ajuda e apoio.

Destaques das atividades

Ao longo do ano, a TDF apoiou – e disponibilizou informações sobre – diversas campanhas e eventos, através deste blog e das redes sociais. Por exemplo, em 14 de fevereiro, nos juntamos à campanha da Free Software Foundation Europe “I love Free Software”. Esta foi a oportunidade perfeita para agradecer aos contribuidores dos vários Softwares Livres que amamos: desenvolvedores, tradutores, designers, testadores ou escritores de documentação, de grandes projetos de software – ou aqueles menores.

Da mesma forma, apoiamos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, aumentando a conscientização contra qualquer tipo de preconceito. Os projetos de Software Livre tendem a ser fortemente dominados por homens, mas nossa comunidade está tentando ser mais aberta e inclusiva.

Em outubro, informamos que a Free Software Foundation Europe estava iniciando uma nova competição, “Youth Hacking 4 Freedom”. Essa foi aberta para jovens de 14 a 18 anos que moram na Europa e que gostam de trabalhar e “hackear” (desenvolver) projetos de software livre. A competição ajudou pessoas de toda a Europa a se conectarem, ganharem prêmios em dinheiro e viajarem para Bruxelas para conhecer outras pessoas no movimento do software livre.

Em novembro, a TDF divulgou o plano de um estado alemão para migrar 25.000 PCs para o LibreOffice. O estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, tornou públicos seus planos de mudar para software de código aberto, incluindo o LibreOffice, em sua administração e escolas.

Ao fazer isso, o estado planeja reduzir sua dependência de software proprietário e, eventualmente, acabar com isso. Até o final de 2026, o Microsoft Office deve ser substituído pelo LibreOffice em todos os 25.000 computadores utilizados por funcionários públicos e funcionários (incluindo professores), e o sistema operacional Windows deve ser substituído pelo GNU/Linux.

Lothar Becker e Thorsten Behrens da TDF foram convidados para uma reunião com os responsáveis pela migração. O foco estava em soluções em nuvem, integração com LibreOffice e outros sistemas e ferramentas de videoconferência. Nós, da TDF, estamos satisfeitos que o LibreOffice esteja sendo usado em instituições públicas e esperamos que mais governos e outras organizações ao redor do mundo participem da migração.

Finalmente, ao longo do ano, celebramos nossa comunidade de tradutores, que fornece o LibreOffice em mais de 110 idiomas diferentes (com mais esperanças de estar disponível no futuro), mais do que qualquer outro software. Isso nos ajuda a cumprir um dos objetivos mais importantes da The Document Foundation: “apoiar a preservação das línguas maternas, incentivando todas as pessoas a traduzir, documentar, apoiar e promover nossas ferramentas de produtividade de escritório em seu idioma nativo”. Hoje, existem mais de quatro bilhões de pessoas no mundo que podem usar o LibreOffice em seus idiomas nativos. Somos muito gratos à nossa comunidade bastante esforçada que torna tudo isso possível.