Relatório Anual: Projeto de Documentação do LibreOffice em 2021

Por Mike Saunders.

Tradução voluntária: Luciana Motta

(Parte do Relatório Anual 2021, da The Document Foundation – em breve publicaremos a versão completa aqui.)

Estante LibreOffice
A Conferência LibreOffice é o encontro anual da comunidade, de nossos usuários finais, desenvolvedores e todos os interessados em software de escritório gratuito. Em 2021, aconteceu mais uma vez online.

Guias novos e traduzidos

Ao longo do ano, o projeto de documentação fechou a lacuna entre os principais lançamentos do LibreOffice e as atualizações dos guias de usuário correspondentes. Até o final do ano, todos os guias da versão 7 foram atualizados para corresponder ao lançamento do LibreOffice 7.2 e prontos para continuar para o próximo lançamento – 7.3 – que chegou em fevereiro de 2022. O objetivo de chegar o mais perto possível do lançamento da nova versão foi alcançado e a equipe de documentação está agora em um estado estável de pequenas atualizações entre os lançamentos.

Guia do Calc

A atualização e aprimoramento dos guias foi um esforço de toda a equipe, coordenado por Jean Weber (Writer and Getting Started Guide), Steve Fanning (guias Calc e Base), Peter Schofield (guias Impress e Draw), Rafael Lima (guia do Math). Vários voluntários também trabalharam em cada guia escrevendo e revisando o conteúdo e sugerindo melhorias. Agradecimentos especiais a Jean Weber por disponibilizar os guias para venda em formato impresso via Lulu Inc.

No último trimestre de 2021, graças ao orçamento da The Document Foundation, alguns bugs de documentos mestres foram corrigidos, sob contrato, por Michael Stahl, da allotropia, e agora a equipe de documentação pode montar, com segurança, seus guias com documentos mestres e produzir PDFs com seções ocultas e índices de navegação em leitores de PDF.

Biblioteca ScriptForge e páginas Wiki

A comunidade de documentação também contou com uma bela contribuição de Jean Pierre Ledure, Alain Romedenne e Rafael Lima, no desenvolvimento da biblioteca de macros ScriptForge, sincronizados com as tão necessárias páginas de Ajuda sobre o assunto, prática raramente seguida por desenvolvedores juniores do LibreOffice. Como sabemos, software não documentado é software que está faltando; recursos que são desconhecidos para o usuário podem ser a causa de chamadas caras para um suporte técnico em implantações corporativas. Os desenvolvimentos do ScriptForge vieram junto com sua documentação, demonstrando a maturidade profissional da equipe do ScriptForge.

Time ScriptForge

Agradecimentos especiais a Steve Fanning por sua liderança na manutenção das páginas wiki do Calc Functions e que foram inicialmente desenvolvidas por Ronnie Gandhi em 2020, no programa Google Season of Docs. Agora, são administradas por Steve, fornecendo conteúdo mais rico sobre as funções, com melhores descrições, novos exemplos e outras informações de referência. A revisão detalhada das páginas wiki do Calc Function deu um feedback muito bom para as páginas de Ajuda, que também levaram a melhorias em seu conteúdo. As páginas wiki de funções do Calc estão disponíveis para tradução, graças à dedicação de Ilmari Lauhakangas, da TDF.

Muito importante também: a comunidade de documentação também tinha uma equipe de correções de bugs na página de Ajuda, fechando bugs de documentação da Ajuda, preenchendo lacunas, corrigindo erros de digitação e melhorando a qualidade, uma atualização obrigatória para manter o LibreOffice em forma para sua base de usuários. As páginas da Ajuda, que fazem parte do código do LibreOffice, também foram refatoradas continuamente para permitir uma melhor manutenção e legibilidade do código. A equipe de voluntários da L10N (localização e tradutores) foi rápida em sinalizar erros de digitação e inglês – ao traduzir o conteúdo da ajuda e a interface do usuário.

Estante do LibreOffice

Estante LibreOffice
Em 2021, a comunidade de documentação também lançou a estante do LibreOffice, outra página de download de manuais que é diferente da página atual do servidor documentation.libreoffice.org. A estante pode ser clonada e instalada em organizações, bibliotecas, faculdades e escolas, para disponibilização imediata em ambientes controlados, bem como leitura online dos manuais. Os capítulos de formato OpenDocument (ODF) foram transformados em páginas HTML estáticas e estão prontas para serem exibidas em computadores, tablets e celulares, facilitando a utilização dos manuais do LibreOffice por seu público, em qualquer lugar, a qualquer hora. O processo de conversão é extenso e foi descrito na Conferência LibreOffice 2021. Também foi estendido para a tradução em português dos manuais, podendo ser facilmente estendido para outros idiomas. Muito obrigado a Tulio Macedo pelo seu trabalho.