LibreOffice 7.4 Community, parâmetro de referência para a interoperabilidade

O desenvolvimento concentrou-se na interoperabilidade com os formatos de arquivo proprietários da Microsoft, e novos recursos foram direcionados aos usuários que migram do MS Office

LibreOffice

Berlim, 18 de agosto de 2022 – O LibreOffice 7.4 Community, o novo grande lançamento da suíte de escritório gratuito criada por voluntários, já está disponível em https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo para Windows, macOS (Apple Silicon e processadores Intel) e Linux.

Novos Recursos

GERAL

  • Suporte para imagens WebP e arquivos EMZ/WMZ
  • Páginas de ajuda para a biblioteca de scripts do ScriptForge
  • Campo de pesquisa para o Gerenciador de extensões
  • Melhorias de desempenho e compatibilidade

WRITER

  • Melhor acompanhamento de mudanças na área de notas de rodapé
  • Listas editadas mostram números originais no registro de alterações
  • Novas configurações tipográficas para hifenização

CALC

  • Suporte para 16.384 colunas em planilhas
  • Funções extras na lista suspensa Autossoma
  • Novo item de menu para pesquisar nomes de planilhas

IMPRESS

  • Suporte para temas de documentos

Um vídeo resumindo os principais novos recursos do LibreOffice 7.4 Community está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PC8M4UzqpqE e PeerTube: https://peertube.opencloud.lu/w/myZUTCytN28kuxDa5VXNgh . A descrição de todos os novos recursos está disponível nas Notas de versão [1]

Interoperabilidade

Baseado nas características distintivas da plataforma LibreOffice Technology para produtividade pessoal em computadores pessoais, dispositivos móveis e na nuvem, o LibreOffice 7.4 Community possui um grande número de melhorias e novos recursos direcionados aos usuários que compartilham documentos com o MS Office ou migram do MS Office para o LibreOffice. Esses usuários devem verificar novas versões do LibreOffice regularmente, já que o progresso é tão rápido, que cada nova versão traz melhorias sobre a anterior.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade no segmento de mercado de suítes de escritório, com suporte nativo para o OpenDocument Format (ODF) – suplantando formatos proprietários em segurança e robustez – para suporte aprimorado a arquivos do MS Office, para filtros de um grande número de formatos de documentos herdados e para retornar ao usuário a propriedade e o controle de seus documentos.

Os arquivos da Microsoft seguem baseados no formato proprietário obsoleto desde 2008, e não no padrão aprovado pela ISO, portanto têm um sem número de complexidades artificiais. Esta é causa problemas de gerenciamento com o LibreOffice, que é padronizado para um formato padrão verdadeiramente aberto (o Formato OpenDocument).

Contribuidores do LibreOffice 7.4 Community

Os novos recursos do LibreOffice 7.4 Community foram desenvolvidos por 147 colaboradores: 72% das inserções no código foram feitas por 52 desenvolvedores empregados pelas três empresas do Conselho Consultivo da TDF – Collabora, Red Hat e uma Allotropia – e por outras organizações (incluindo a The Document Foundation). 28% das inserções são de fruto de 95 voluntários individuais.

Além disso, 528 voluntários forneceram tradução em 158 idiomas. LibreOffice 7.4 Community está disponível em 120 versões linguísticas diferentes, mais do que qualquer outro software livre ou proprietário, e como tal pode ser usado no idioma nativo (L1) por mais de 5.4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, mais de 2.3 bilhões de pessoas falam uma dessas 120 línguas como segunda língua (L2).

LibreOffice for Enterprises

Para implantações empresariais, a TDF recomenda vigorosamente a família de aplicativos LibreOffice Enterprise dos parceiros do ecossistema de negócios – para desktop, dispositivos móveis e nuvem – com recursos dedicados e valor agregado, bem como outros benefícios, tais como como SLA (Service Level Agreements): https://www.libreoffice.org/download/libreoffice-in-business/.

Mesmo com essa recomendação, um número crescente de empresas prefere a versão suportada por voluntários, em vez da versão otimizada para suas necessidades e apoiada pelas diferentes empresas do ecossistema.

Ao longo do tempo, isso representa um problema para a sustentabilidade do projeto LibreOffice, porque desacelera sua evolução. Na verdade, cada linha de código desenvolvida por empresas do ecossistema para seus clientes corporativos é compartilhada com a comunidade no repositório mestre do código, e melhora a plataforma LibreOffice Technology.

Produtos baseados na LibreOffice Technology estão disponíveis para os principais sistemas operacionais de desktop (Windows, macOS, Linux e Chrome OS), para plataformas móveis (Android e iOS) e para a nuvem. Diminuir o desenvolvimento da plataforma está prejudicando os usuários, e o projeto LibreOffice pode ficar aquém de suas expectativas e possibilidades.

Migração para o LibreOffice

A The Document Foundation desenvolveu um Protocolo de Migração para apoiar empresas que migram de suítes de escritórios proprietários para o LibreOffice, que se baseia na implantação de uma versão n LTS da família LibreOffice Enterprise, além de consultoria e treinamento em migração proveniente de profissionais certificados que oferecem soluções de valor agregado de acordo com as ofertas proprietárias. Referência: https://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.

Na verdade, o LibreOffice – graças à sua base de código madura, rico conjunto de recursos, forte suporte a padrões abertos, excelente compatibilidade e opções de LTS de parceiros certificados – é a solução ideal para empresas que desejam recuperar o controle de seus dados e se libertar do bloqueio de fornecedores.

Disponibilidade do LibreOffice 7.4 Community

O LibreOffice 7.4 Community está disponível em: https://www.libreoffice.org/download/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple macOS 10.12. Os produtos baseados em tecnologia LibreOffice para Android e iOS estão listados aqui: https://www.libreoffice.org/download/android-and-ios/.

Para usuários que não precisam dos recursos mais recentes e preferem uma versão que passou por mais testes e correções de bugs, a The Document Foundation mantém a família LibreOffice 7.3, que inclui alguns meses de correções back-port. A versão atual é LibreOffice 7.3.5.

A The Document Foundation não fornece suporte técnico aos usuários, embora eles possam obtê-lo de voluntários em listas de discussão de usuários e no site Ask LibreOffice: https://ask.libreoffice.org

Usuários do LibreOffice, defensores de software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em https://www.libreoffice.org/donate.
O LibreOffice 7.4 é construído com bibliotecas de conversão de documentos do Projeto Document Liberation: https://www.documentliberation.org
[1] Notas de lançamento: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.4