Do Brasil para a Alemanha, um Inesquecível Hackfest em Freiburg

Por José Guilherme Vanz e Marcos Souza

Nosso primeiro contato com o projeto LibreOffice foi no Fórum Internacional de Software Livre ( FISL ) que ocorre anualmente na cidade de Porto Alegre, a um pouco mais de um ano e meio em sua décima e terceira edição. Desde então viemos nos envolvendo cada vez mais no projeto e em sua comunidade. Cada vez mais participando de seus eventos por todo país e tentando fomentar a utilização do melhor suite de escritório do universo! :)

Alguns meses atrás, depois de algum tempo contribuindo e participando da comunidade LibreOffice, eu ( José Guilherme Vanz ) e meu amigo Marcos Paulo de Souza recebemos o inesperado convite para participar do LibreOffice Hackfest em Freiburg, na Alemanha. O que nos deixou extremamente felizes e animados. Pois é o reconhecimento do singelo trabalho que temos feito durante esse tempo no projeto e se tratava de uma oportunidade única de trabalhar e trocar ideias com pessoas que só conheciamos por e-mail ou pelo IRC. A partir de então começamos os preparativos para a viagem, como documentação, dinheiro e folgas no trabalho.

Fomos com o intuito de nos aprofundar na base de código do LibreOffice, e aprender truques e dicas para podermos contribuir mais com o projeto. No evento estariam pessoas que trabalham em tempo integral no projeto, então fomos muito animados para aprender! Inclusive aprender como são feitos os Hackfest ver o que podemos aplicar aqui no Brasil.

f4

2 novatos e 3 mestres

Nossa jornada na Alemanha começou na bela cidade de Munique, onde ficamos por dois dias. Lá tivemos e oportunidade de conhecer Christian Lohmaier, o atual Release Enginner do LibreOffice. Ele e Florian Effenberg tiveram a paciência e a generosidade de nos mostrar a cidade e seus principais pontos turísticos. Obrigado rapazes!

Depois disso, partimos para Freiburg onde durante 3 dias ocorreu o Libreoffice Hackfest. No Hackfest tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos famosos megadevs que tanto vimos o trabalho na comunidade. Foi uma experiência muito rica poder fazer o link entre “pessoas de carne e osso” e nomes. Além de poder consultar os oráculos do projeto em tempo real, hehe. Sem dúvida aprendemos muito durante esses 3 dias de evento.

O Marcos fez alguns trabalhos no evento relacionado ao Math. A primeira delas foi adicionar tooltips no novo Elements Docks. Link para o bug: https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=65586. Para resolver este bug basicamente precisávamos criar strings com descrições de ajuda para cada elemento do Elements Dock. Essas strings ficam nos arquivos “.src” do LibreOffice. Esses arquivos são “compilados” e utilizados por tradutores para traduzirem cada string para linguagem utilizada pela interface de usuário do LibreOffice. A alteração não era difícil, e sim trabalhosa! Segue o commit onde adicionado os tooltips: http://cgit.freedesktop.org/libreoffice/core/commit/?id=c83d876c2ae0bd88cb92e5829edd93641779ea23. O segundo bug que Marcos tentou corrigir era relacionado a implementação de uma barra de rolagem no Elements Dock. Link para o bug: https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=65583. No dia, Marcos não conseguiu finalizar o bug, pois restaram algumas dúvidas e alguns pontos onde ainda necessitam ajustes. Além disso, Marcos conversou com alguns hackers sobre alguns outros bugs, como remover o header solar.h (https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=63154), adicionar suporte ao Math para reconhecer caracteres gregos escritos na língua inglesa (https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=32415), entre outros.

f5

Hack Space do Hackfest em Freiburg

E eu fiquei mais focado na execução de um static checker para detectar possíveis erros de programação e corrigi-los.

Depois de 3 dias de Hackfest, iniciamos a Home Hacking Marathon em Hamburgo! Durante 4 dias frequentamos a casa dos engenheiros que moram na cidade onde novamente tivemos a oportunidade de trabalhar junto com Eike Rathke, Michael Stahl, Stephan Bergmann e Bjoern Michaelsen. Todos dispostos a nos ajudar para nos explicar e nos darem dicas.

Durante o Home Hacking visitamos a residência de Stephan Bergamann e Eike Rakte , ambos engenheiros da RedHat, que foram muito cordiais e que nos receberam muito bem! Nos mesmos dias se reuniram conosco Michael Stahl e mais tarde, Bjoern Michaelsen.

Aproveitando esse tempo, o Marcos trabalhou no bug 60698 (https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=60698). Esse bug se refere a unificar bibliotecas compartilhadas que são constituídas por poucos arquivos. Fazendo isso diminuímos o tamanho das bibliotecas unificadas pois todas elas são geradas somente uma vez, e assim evitar desperdício de tamanho e dispersão de bibliotecas. Trabalhando neste bug, Marcos unificou todas as bibliotecas do modulo IO. O commit com esta alteração é este: http://cgit.freedesktop.org/libreoffice/core/commit/?id=3a009c427fc04c0a1a100f5f04516cedd1f6f118.

f2-1

Hackfest bom acontece em qualquer lugar. Inclusive na casa dos amigos.

Marcos ainda tentou corrigir um erro do Calc, tendo Eike como mentor. Este bug estava relacionado com arquivos ODS sendo utilizados dentro de outros arquivos. Ao alterar os arquivos que são referenciados pela planilha, o Calc não estava conseguindo pegar os novos dados da planilha atualizada. Mas o que parecia ser um easy hack, na verdade, se tratava de um problema maior e não pode ser resolvido naquele momento. Visto isso, Eike removeu o bug da lista de easy hacks.

Enquanto isso eu continuava trabalhando no static checker e comecei a estudar o fonte para a resolução de um bug relacionado a interface gráfica do Math. Obtendo sucesso no final =D.

No terceiro dia fomos novamente a casa de Stephan tentar novamente resolver mais bugs e aprender com o conhecimento deles. Neste dia Bjoern foi também a casa de Stephan, totalizando 6 pessoas programando na mesma mesa! Neste dia Marcos trabalhou em um bug indicado por Bjoern.
O bug estava relacionado com a remoção de uma classe do LibreOffice. Bug: https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=63020. Com a ajuda de Stephan Marcos conseguiu remover a classe e utilizar uma prática melhor no código. Link com o commit que corrigia o bug: http://cgit.freedesktop.org/libreoffice/core/commit/?id=bcb51cff22f385abe71555f8d7fdbec2697bf188.

E no último dia fomos novamente a casa de Eike, onde tentamos aproveitar os últimos momentos com os grandes devs do LibreOffice e conversamos um pouco sobre o que eles faziam e como trabalhavam.

E com certeza, foram dias muito bons e que aprendemos várias coisas que usaremos no futuro.

Depois disso tudo, voltamos ao Brasil e gostaríamos de agradecer a todos. Todos da comunidade brasileira que nos acolheram com muito carinho e nos continuam nos ajudando. A The Documento Foundation, que nos deu essa oportunidade. Todos os desenvolvedores que vem nos ajudando desde do início, em especial ao que conhecemos pessoalmente durante essa viagem. E aos os envolvidos direta em indiretamente nessa empreitada.

Leave a Reply