LibreOffice Magazine 22 é lançada

capa-22Desculpem nosso atraso!

Alguns problemas, de natureza técnica e pessoal, contribuíram para que a edição que deveria sair em abril, esteja saindo somente agora no mês de junho.

Colaboração é a solução

A definição de colaboração é ampla e passa por algumas diferenças quando se olha de forma detalhada.

Sendo um substantivo feminino já traz um certo instinto verdadeiro de cooperação, sem exigir nada em troca. É doação de todas as suas habilidades, conhecimentos e capacidades. A colaboração dentro de grupos existe a partir dos esforços de todos, baseados em acordos e objetivos comuns e com regras definidas. Está relacionada com aprendizagem colaborativa, software colaborativo, colaboração tecnológica e, pode-se dizer que somando os três temas, há solução para a maioria dos problemas do mundo.

A nossa revista é um exemplo de colaboração, pois o conteúdo é oferecido por pessoas que tem prazer em dividir o seu conhecimento com os leitores.

Na atual edição há um artigo sobre o caso de uso do LibreOffice e softwares livres em uma instituições federal de ensino. E Florian Effenberger – membto da TDF,  conta como se “enfiou” nesse mundo do software livre. E falando de colaboração Danilo Martinez Praxedes assina o artigo “Conduta colaborativa em TI, para marcar ainda mais o tema, além de assinar também o artigo sobre o Marco Civil da internet .

Sobre softwares livres ha três artigos, um sobre Inkscape, outro sobre  o Sweet Home 3D e o terceiro sobre o Java, assinados respectivamente por Nélio Godoi, Giany Abreu e Sthefany Soares, que dão uma visão de como funcionam esses aplicativos. Fabio de Salles, em seu artigo incentiva a quem deseja escrever um livro e autopublicá-lo.

E quer mais um exemplo de colaboração? Barbara Tostes conta porque resolveu lançar um curso de Artes Gráficas no portal comunitário SempreUpdate.org, além de assinar, também, o artigo sobre o Flisol 2016 junto com Henderson Matssura Sacnhes e José Roberto da Costa Ferreira. David Jourdain assina dois artigos: um falando do que aprendeu com sua avó e o outro sobre Arquitetura baseada em funcionalidades. Ana Carolina Pereira faz uma chamada para a 17ª edição do FISL. Douglas Vigliazzi, João Alberto Garcia, Jhonny Furusato, Luiz Fernando Rezende Coutinho, Miguel Ángel Hernández Pedreño e Robert Carlos são os autores de tutoriais e dicas sobre LibreOffice.

Tudo isso é pura colaboração.

Agradecemos a todos que colaboraram com essa edição.
Vera Cavalcante

Edições anteriores: LibreOffice Magazine

Edição 22: Download

Leave a Reply